Coordenador : Fabiano Dias Monteiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389560.2201.264561.21022023
Departamento/Setor: DGP
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto constitui-se em na realização de um Diagnóstico Social em territórios vulneráveis da Região Costa Verde. Conta com a capacitação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, em regime aberto, na modalidade de prestação de serviços comunitários. Sendo assim, os jovens e os moradores desses territórios constituem-se no público focal do projeto.
Local de atuação: Laboratório Multidados do IEAR. Avenida do Trabalhador, 169, Térreo.
Objetivo
O objetivo principal do projeto é oferecer aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, em regime aberto, um método alternativo para a prestação de serviço comunitários, que é a atuação, junto a pesquisadores do IEAR, na realização de Diagnósticos Sociais em territórios vulneráveis. A pesquisa se desenvolverá, a partir dos seguintes eixos temáticos: (1) Segurança; (2) Cultura e lazer e (3) Geração de Renda - frisando serem estes temas estratégicos na superação da situação infracional dos jovens. Como objetivos estratégicos temos: a. A retomada do percurso formativo; b. Ampliação das redes relacionais, para além daquelas tecidas no território de origem; c. Engajamento nos assuntos de interesse coletivo; d. Empoderamento e protagonismo dos jovens envolvidos; e. Constituição de novas perspectivas de futuro, passando pelo acesso à universidade pública; f. Elevação da autoestima
Resumo
A proposta em tela consiste na capacitação de jovens (INTERLOCUTORES COMUNITÁRIOS) em cumprimento de medidas socioeducativas em regime aberto, na modalidade prestação de serviços comunitários, para a realização - sob a supervisão de pesquisadores do IEAR e operadores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS - de diagnósticos sociais, em seus territórios de origem, dentro das seguintes temáticas: (1) Segurança; (2) Cultura e lazer e (3) Geração de Renda. A proposta é fomentar uma visão crítica dos jovens a respeito da realidade onde estão inseridos, contribuindo para uma ressignificaçao de sua inserção dentro da comunidade, bem como para a ampliação de sua rede de relações, propiciando novas expectativas e projeções de futuro, incluindo a retomada da vida escolar e o planejamento acadêmico. Cabe sublinhar que estes diagnósticos constituem um conjunto de conhecimentos e práticas que podem ser apropriados pelos gestores da rede de proteção social local na otimização de implementação de políticas públicas de prevenção da violência, no futuro.